Você sabe quais são os 3 tópicos essenciais para a sua saúde que não são abordados por falta de tempo ou atenção nas consultas médicas?

Reproduzir vídeo

A cada mudança de ciclo, as perguntas mudam. E as respostas podem te surpreender.

Em cada mudança de ciclo, é bom saber que você pode ter a melhor orientação e cuidado.

O MELHOR CUIDADO EM CADA GERAÇÃO

Nós, mulheres, temos uma vocação natural para cuidar. Mas, com a sobrecarga de tarefas, muitas vezes esquecemos de olhar para nós mesmas, não é mesmo?

Você sabe, por exemplo, quais são os exames de rotina que você precisa fazer em cada idade*?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomendam:

Consulta anual: pelo menos uma vez por ano é importante realizar um exame físico completo, incluindo o exame das mamas e o pélvico. Agende aqui uma consulta;

Exame de Papanicolau: também conhecido como citologia oncótica, é recomendado a partir dos 25 anos, ou mais cedo em casos específicos. Esse exame é utilizado para detectar alterações nas células do colo do útero, geralmente associadas à infecção pelo HPV, que possam indicar a presença de lesões pré-cancerígenas ou câncer;


Exames laboratoriais de acordo com a demanda de cada paciente;


Exames sorológicos para avaliar presença de IST (infecções sexualmente transmissíveis);


Ultrassom transvaginal para avaliar útero e possíveis alterações, como: mioma, adenomiose, endometriose, pólipo uterino, espessamento endometrial, ovários, cisto ovarianos, hidrossalpinge, parede da vagina e demais estruturas da pelve feminina;


Orientação sobre vacinação: mantenha sempre as vacinas em dia, incluindo contra o HPV, que é recomendada para meninas a partir dos 9 anos de idade e mulheres até 45 anos.

Manter a rotina dos exames anteriores e incluir:

Consultas médicas periódicas:

Fazer avaliação ginecológica e analisar a necessidade de exames de rastreamento de câncer e outras questões de saúde regularmente.

Mamografia:

Realizar mamografias de rastreamento a cada 2 anos ou conforme  recomendação médica, para detecção precoce do câncer de mama.

Exame de Papanicolau (Pap):

Continuar fazendo exames de Papanicolau conforme a orientação médica, que pode variar de acordo com o seu histórico de saúde.

Ultrassom transvaginal quando indicado.

Avaliação cardiovascular:

Realizar exames de colesterol, pressão arterial e outros testes cardiovasculares para monitorar a saúde do coração.

Vacinação:

Garantir que as vacinas estejam atualizadas, incluindo contra a gripe e contra o HPV, se necessário.

Após os 50 anos de idade, a rotina de saúde da mulher sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) pode incluir:

• Consultas médicas periódicas:

Mamografia: Continue realizando mamografias de rastreamento, conforme as recomendações médicas. A frequência pode variar, mas geralmente é a cada 1-2 anos.

Exame de Papanicolau (Pap): Dependendo do histórico individual de saúde e das recomendações médicas, a frequência dos exames de Papanicolau pode ser ajustada, mas ainda é importante monitorar a saúde do colo do útero.

Colonoscopia: Colonoscopias de rastreamento para detecção precoce do câncer colorretal.

Densitometria óssea: Densitometria óssea para avaliar a saúde dos ossos e o risco de osteoporose. Vamos determinar a frequência dos exames com base nos fatores de risco individuais.

Avaliação cardiovascular: Mantenha a avaliação regular da saúde cardiovascular, incluindo exames de colesterol, pressão arterial e outros testes cardiovasculares.

Vacinação: Mantenha as vacinas atualizadas, incluindo contra a gripe e outras recomendadas para mulheres nessa faixa etária.

Importante: a saúde da mulher após os 50 anos pode estar mais suscetível a condições relacionadas ao envelhecimento, como a menopausa. 

Portanto, é fundamental manter uma comunicação aberta e trazer para o consultório quaisquer preocupações de saúde.

*As recomendações podem variar de acordo com a saúde individual de cada mulher, e o acompanhamento médico regular desempenha um papel fundamental na promoção da saúde.



Como posso ajudar você?

Conheça outros procedimentos e cuidados que ofereço:

Cuidado que transcende gerações: sinta a essência de mulheres fortes em cada consulta.

Meu nome é Joana Resende, e é um prazer compartilhar um pouco da minha jornada com você.

Eu sou um pouco das várias gerações de mulheres da minha família. Da forma como elas cuidam e são cuidadas. Isso naturalmente se transformou em um jeito de atender as minhas pacientes.

Na minha trajetória médica, investi em minha carreira por meio de especializações, congressos, cursos e simpósios voltados para cirurgia e endoscopia ginecológica e laser aplicado a ginecologia.

Tenho a honra de atuar como professora na área de ginecologia há mais de 6 anos. E hoje faço parte do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de MG, onde compartilho meu conhecimento com futuros médicos. 

Minha dedicação à área da saúde sexual e reprodutiva também me levou a uma pós-graduação em Sexologia Clínica, o que me permite oferecer um cuidado abrangente às minhas pacientes. 

E o foco em buscar sempre a saúde integral e qualidade de vida também me levou a dedicar às técnicas de laser aplicadas à ginecologia para melhora da parte funcional e estética da vulva e vagina. 

Hoje estou na clínica Huma, acompanhada de uma equipe incrível e talentosa, e de mulheres que amam cuidar da saúde de outras mulheres, como eu. 

Já são mais de 10 anos de dedicação para estar sempre preparada e atualizada para oferecer um atendimento baseado em evidências científicas, amor e empatia.

Conte comigo para cuidar da sua saúde e bem-estar, em cada ciclo da sua vida.

Dra. Joana Resende

CRM MG - 58156

Rua Matias Cardoso, Nº 271 SALA 802, Santo Agostinho, Belo Horizonte